Selecionando Canais – Quais são os adequados para o seu negócio?

Existem muitos canais e opções diferentes para as empresas interagirem com os clientes, mas quais são os mais adequados para você e por que uma estratégia multicanal é melhor do que uma estratégia multicanal?

Parece que todo mês há um novo canal de oportunidade para se comunicar com seu cliente. Com todas as diferentes opções, como uma empresa seleciona qual(is) é a mais adequada para seus negócios e como você monta uma estratégia para maximizar a eficácia?

Primeiro, há muitos canais para analisar cada um, mas há um entendimento que pode ser aplicado a cada um que deve fazer parte de sua estratégia geral de marketing e canal. Os fatores importantes são: o que você está tentando dizer, como deseja ser percebido, quem é o cliente que você deseja alcançar e quando você deve engajar determinados canais.

Antes de abordar essas questões, vejamos a diferença entre uma estratégia multicanal e uma estratégia multicanal. Compreender a diferença será muito importante à medida que você seleciona canais diferentes para promover sua mensagem, vender seus produtos e conectar sua marca a consumidores em potencial.

A estratégia multicanal envolve a seleção de canais (por exemplo, impressão, mala direta, televisão, mídia online, redes sociais (Facebook, YouTube, Twitter, etc.) fase com uma mensagem consistente em todos os canais e, mais importante, usando os diferentes canais para complementar uns aos outros, além de maximizar a proposta de valor agregado dos diferentes canais para alinhar a mensagem e envolver o cliente. Essa forma de marketing abre as portas para diferentes formatos envolver um cliente em potencial usando uma mensagem consistente com o entendimento de que a força de uma estratégia multicanal é tão boa quanto seu elo mais fraco, portanto, nenhum canal deve ser engajado de forma independente.O foco está na comunicação com o conhecimento de que os clientes pulam entre os canais para obter informações e que nenhum canal único será a panacéia, mas selecionando canais direcionados com mensagens que se complementam, sua chance de mover esse cliente para a fase de compras aumenta exponencialmente .

Além disso, cada canal deve ser apoiado por uma análise em relação ao retorno do investimento para aquele canal. Embora as medições variem por canal com base em sua forma de comunicação, essa é uma etapa crítica à medida que você avança com comunicações adicionais e determina quais canais oferecem o melhor valor e a oportunidade de se conectar com seu cliente.

A Estratégia de Múltiplos Canais é tipificada pelo termo 3E’s (Tudo para Todos em Todos os Lugares).
If you adored this article and you also would like to get more info relating to btv receptor generously visit the webpage.
Essa é uma abordagem dispersa, na qual você atira pepitas de informações em muitos canais diferentes, mas não há foco na criação de uma mensagem direcionada que maximize o valor dos diferentes canais. Você não está utilizando o que os novos canais de comunicação trazem para a mesa no que diz respeito ao envolvimento dos clientes em seus termos.

É importante lembrar que o cliente seleciona o canal e o formato que gosta de usar, por isso é fundamental determinar quais canais os clientes usam e engajá-los nos termos do cliente, não de tudo para todos em todos os lugares.

A principal diferença entre Multicanal e Vários Canais é que com uma Estratégia Multicanal você está alinhando as características do cliente e o formato de comunicação com uma promessa de marca, produto ou serviço, assim você pode focar no que você está tentando dizer, como você deseja ser percebido, quem é o cliente que você deseja alcançar e quando você deve engajar determinados canais.

Vamos dar uma olhada em alguns dos diferentes canais e como eles se complementam dentro de uma estratégia multicanal. Exemplo: Fui contratado para divulgar um evento muito exclusivo que contará com a presença de muitas figuras proeminentes em um local que não é facilmente acessível a todos os clientes em potencial. Para este exemplo, configurei uma estratégia multicanal usando mala direta, envio de e-mails, comunicações selecionadas do site (somente sites altamente posicionados e proeminentes), Twitter, Facebook e YouTube. A razão pela qual selecionei este grupo específico de canais para minha estratégia multicanal é que conheço minha base de clientes em relação a quais canais eles usam, portanto, estou em posição de criar a estratégia geral a ser aplicada aos canais selecionados com tempo designado para cada um.

Com muito tempo de espera, enviarei mala direta para iniciar o boca a boca do evento. Em seguida, envolverei envios de e-mail selecionados mais próximos do momento do evento, conhecendo a dinâmica do e-mail versus mala direta. Além disso, iniciarei o burburinho on-line envolvendo sites complementares que detêm uma posição de destaque e alta classificação nos principais mecanismos de pesquisa, além de terem um forte acompanhamento para garantir que a pré-mensagem chegue ao público certo; isso é fundamental ao gerenciar seu investimento em tempo e dinheiro para maximizar seu retorno trabalhando apenas com sites progressivos e proeminentes que tenham uma poderosa presença na Internet. A mensagem será consistente e será de natureza específica do canal para criar interesse suficiente para que o cliente se aprofunde em canais adicionais para obter mais informações. Dependendo do evento, pode haver experiências anteriores que eu possa compartilhar com as pessoas via Facebook ou YouTube que podem ser lançadas simultaneamente com a mala direta e/ou e-mail.

O tempo nesta etapa varia de acordo com o produto, o acesso às informações e a capacidade de gerenciar a mensagem para atender às suas necessidades, portanto, se não houver streaming de vídeo suficiente disponível para complementar minha mensagem, esperarei até depois do evento, quando terei o comunicações para atender às minhas necessidades. Se a informação não estiver disponível ou não complementar minha estratégia multicanal geral, é melhor esperar por esta etapa e não envolvê-la apenas porque todo mundo está usando streaming de vídeo. O controle do que você diz e quando você diz ainda está em suas mãos enquanto o meio de escolha é controlado pelo cliente, então utilize ao máximo a Estratégia Multicanal e controle o processo.

Então, onde uma ferramenta como o Twitter entra em jogo, bem, eu a usarei para animar o evento à medida que se aproxima, mas lembre-se de que o Twitter é uma ferramenta de comunicação dinâmica que é tão boa quanto seu último Tweet. Esta é uma ferramenta de comunicação poderosa para usar durante o evento para atrair clientes da mala direta controlada, explosões de e-mail e comunicações do site que não puderam comparecer. Após o evento, utilizarei uma nova rodada de mala direta e envios de e-mail para complementar as postagens de vídeo de streaming on-line no Facebook e no YouTube à medida que crio eventos futuros.

Este foi um exemplo simplista, mas se você redigir a mensagem geral que deseja comunicar em relação à sua base de clientes em camadas sobre a Estratégia Multicanal, poderá desenvolver uma mensagem discreta alinhada ao seu cliente por canal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *